sexta-feira, 6 de março de 2015

José Ramalho da Costa, Um Empreendedor, Um Vencedor


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto do dia da inauguração do Estádio - José Ramalho com a Faixa para Entregar ao Treze - 1956

José Ramalho na Solenidade de Posse como Vice-Prefeito, ao lado do prefeito eleito Arlindo Delgado- 1959.

                             José Ramalho da Costa, um vulto da história esperancense. José Ramalho da Costa nasceu em 21 de março de 1918, na cidade de Esperança, PB, filho de Antonio Nicolau da Costa, comerciante no ramo de ferragens, e, Rita Lacerda da Costa. Conviveu com três irmãs: Eulália, Celizete e Socorro e um irmão, José Valério. Realizou parte de seus estudos na cidade de Areia. Aos dezenove anos de idade pilotava a primeira motocicleta pelas ruas de Esperança. Jogou futebol ao lado de seu irmão  nos times do Palestra, Botafogo e São Cristóvão.
                             Ramalho, como era conhecido popularmente pela população esperancense, tinha espírito aventureiro, como todo jovem. Era empreendedor e talentoso, desenrolado no dizer popular, bom papo, extrovertido, comunicativo e social. Em 1943, aos 25 anos, instala uma pequena mercearia na rua João Pessoa (Rua Nova). Em 19 de março de 1944, casa-se com Maria da Guia Vieira. Desta união matrimonial nasceram 11 filhos,sendo cinco homens: Ailson, José Ramalho, Anselmo, Francisco e Pacelli, e, seis mulheres: Anilda, Ana Rita, Graça, Terezinha, Joana D'arc e Lúcia.
                              Em 1948, inaugura o Armazém Zé Ramalho, na rua Dr. Solon de Lucena, no centro da cidade de Esperança. Em 1953, inaugura uma filial na rua João Pessoa, esquina com a rua Prudente de Morais. Em 1954, foi um dos primeiros a veranear com sua família na Praia Ponta de Mato em Cabedelo. O Armazém Zé Ramalho continuava se expandindo com as vendas para as cidades de Areia, remígio e Alagoa Nova. Em 1950, José Ramalho é escolhido o presidente do Esperança Clube, associação tradicional na cidade, na sua gestão como presidente do Clube, promoveu diversas festas sociais e dançantes, bailes festivos, ao som de grandes orquestras e montou sua própria orquestra, com músicos de primeira linhagem, entre eles, o saxsofonista, Zé Boneca, 
                                  Dentre outras atividades sociais, Ramalho, no ano de 1954, foi eleito presidente do América Futebol Clube. Uma das metas, era a construção do Estádio sem ajuda dos poderes públicos. Em 22 de janeiro de 1956 é inaugurado o estádio, que era conhecido como um dos melhores do Estado da Paraiba.
                                 Ramalho, como tinha larga folha de serviços prestados ao municipio de Esperança, é escolhido pela sociedade para ser o candidato a vice-prefeito, cuja chapa era encabeçada pelo candidato a prefeito, Dr. Arlindo Delgado. Em 1959, a chapa apresentada é eleita por maioria absoluta, pelo partido PSD (Partido Social Democrático), obtendo 73,96% (setenta e três,vírgula noventa e seis por cento) dos votos válidos, ou seja, num eleitorado 5.107 eleitores, a chapa eleita obteve 2.976 votos, e, o partido opositor, a UDN (União Democrática Nacional) obteve 1.048 votos, ou seja, 26,04% (vinte e seis, vírgula zero quatro por cento), representada pelo senhor Pedro Mendes de Andrade.
                                      Perguntado sobre José Ramalho, Arlindo Delgado disse: "Acho que Ramalho foi, no universo esperancense da época, um fora de série.Era um obstinado. Um vencedor, e, sobretudo, um homem com projetos desenvolvimentistas". Despontava uma nova liderança  política, comentava-se dentro do partido. Houve uma ciumeira, boicotando o seu nome a candidatar-se futuramente. Joaquim Virgolino, ex-prefeito, do partido da oposição, UDN, convida-o para filiar-se ao seu partido, porém, num gesto de hombridade, agradece e sai da vida pública.
                                      Em maio de 1960, José Ramalho, ao lado de seus confiáveis colaboradores, Edmilson Nicolau e João Augusto, extingue o quadro profissional do América. No ano de 1962, na rua João Pessoa , em Campina Grande, é fundada a firma José Ramalho & Cia., no ramo de estivas e cereais. Na época, Esperança precisava de uma casa bancária, uma amizade com os diretores do Banco do Comercio de Campina Grande, na pessoa do Sr. Muniz Alves, foi instalada uma filial do Banco, sendo comemorada com um almoço em sua residência. Ramalho faleceu precocemente, aos 47 anos de idade, no dia 15 de novembro de 1965 e sua esposa, dona Maria da Guia, em 11 de novembro de 2009. 
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário