segunda-feira, 23 de março de 2015

Fusca, o Carro da Boemia na Década de 60.


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto da Fábrica a Primeira Fábrica de Automóveis do Brasil - 1959

Didí de Lita e seu Fusca em Esperança- década de 60

Existem fatos no Brasil que se tornaram inesquecíveis e ficaram para a história. O desenvolvimento da industria no Brasil, encantou os brasileiros, principalmente os boêmios. 

Vejam bem! Em 23 de março de 1953, exatamente há 62 anos, com um capital inicial de 60 milhões de cruzeiros, VW fundou sua filial brasileira. em novembro de 1957 estavam prontas as suas instalações no município paulista de São Bernardo do Campo. Com a produção média de oito unidades por dia, no mesmo ano a VW lançou o seu primeiro veículo no Brasil: a Kombi. Seu nome deriva de "combinado", isto é, veículo que combina transporte de passageiro s e carga. Tinha grande capacidade interna de carga (810Kg, mais tarde elevada, de acordo com os aumentos de potência de seu motor), pequena distancia entre eixos, duas amplas portas laterais e uma porta traseira que dava acesso a uma espécie de porta-malas sobre a plataforma do motor. Na primeira foto acima, uma amostragem da primeira fábrica de fusca no Brasil. Nessa época, os carros eram pretos.

Esse evento tomou conta do Brasil, atingido todas as classes sociais. A fusca popularizou-se, a ponto de se transformar no carro para todos os fins, viajar, passear, conduzir a família e fazer deslocamento para o trabalho, isso nas grandes cidades. 

Nas pequenas cidades, a exemplo de Esperança, os boêmios faziam tudo para adquirir um fusca, pois era o carro do ano. Didi de Lita o boêmio maior de nossa cidade não podia fazer as suas travessuras de boêmio, sem um fusca. Valia apena posar para uma foto junto de seu fusca. Era o orgulho de ter um fusca, não apenas um carro. Carros outros existiam da Ford e Chevrolet, mas o fusca era o carro que caia bem para a boemia. Quem viveu aquela época, sabe o prazer que se tinha de possuir um fusca. Saudosa memória!

Um comentário:

  1. João Bastos, parabéns. Você abriu canais para os que moram muito longe da querida Esperança - PB, reviverem momentos da nossa vida vivida nessa aprazível cidade.
    Faz anos que não vou a Esperança, mas tudo quanto é notícia de minha terra me alegra o coração. No momento, estou vivendo uma temporada fora do Brasil (na cidade de Perth, Western Australia), mas pretendo visitar Esperança ainda este ano, tão logo retorne ao nosso país.

    ResponderExcluir