terça-feira, 17 de março de 2015

Maria Nazaré da Cunha - Naza - Uma das Primeiras Bibliotecárias do Nosso Municipio.




Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Maria Nazaré da Cunha (Naza) Foto Atual.


A cidade de Esperança, depois de sua emancipação política, na década de 20, mais precisamente no ano de 1925, procurou, lentamente, sem recursos materiais e financeiros, fazer a organização administrativa, fazendo a nomeação de seus primeiros servidores municipais, o que significava dar os primeiros passos na administração pública. O trabalho foi lento. Só na década de 40 o município teve suas primeiras eleições para escolha de seus administradores.

No que diz respeito aos serviços públicos, era necessário ter um quadro mínimo exigível de servidores. Na época, meia duzia de funcionários fôra o suficiente, para tocar o barco para frente.

Maria Nazaré, como é conhecida no seio social de Esperança, foi uma das escolhidas pela administração pública, para colaborar e fazer parte da administração municipal, na condição de bibliotecária. Foi a segunda bibliotecária do município. A primeira, foi a filha do então prefeito, Julio Ribeiro, a sra. Maria Auxiliadora. Naza passou por diversas gestões, entre elas, Julio Ribeiro, Joaquim Virgolino, Arlindo Delgado e Luiz Martins, como bibliotecária, até o dia de sua aposentadoria. Naza reside hoje em sua pacata residencia, rodeada de amigas e parentes, no seu silêncio, guardando na memória a historia que ninguém conta.

Um comentário: