quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Massabielle - Uma Inspiração Francesa


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Fota do Distrito de Massabielle - década de 60

Foto do Ex-Vereador José Vieira da Silva - Co-Fundador de Massabielle.


                      Massabieelle, povoado criado por Monsenhor Manoel Palmeira da Rocha, povoado esse iniciado por meio da construção de uma capela. O pároco de Esperança, teve a iniciativa de edificar várias capelas na zona rural, com o intuito de expandir os trabalhos da Igreja por todo o municipio.

                      Aquele administrador paroquial teve a sábia inspiração de escrever na parede de um casebre, com uma pedra de carvão, a seguinte frase: "Aqui será Massabielle". A inspiração surgiu de uma Gruta em Lourdes, na França, que se chama Massabielle. É um santuário, cuja gruta é conhecida como a Gruta Milagrosa ou a Gruta das Aparições.

                      Edificou a Capela com a ajuda da população, escolhendo José Vieira da Silva como o encarregdo de administrar a mesma, responsabilizando-o pelo zelo e funcionamento da pequena Capela.

                      Posteriormente, lançou o nome de Zé Vieira, como candidato a vereador, sendo pois, eleito e exercendo o mandato de vereador por várias décadas. Com o crescimento da população, o Padre conseguiu instalar uma sub-delegacia em Massabielle, sendo Zé Vieira o sub-delegado. Hoje, é aquela comunidade um dos Distritos mais antigos do nosso municipio, com dez ruas, todas denominadas por Lei, sendo a rua principal com o nome de José Vieira da Silva.  

2 comentários:

  1. Caríssimo Dr. João,

    Congratulo mais uma vez pelo excelente resgate que vens realizando, acerca das histórias municipais.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir