quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Familia Donato - Tradicional e Histórica

Familias que Contribuiram com o Desenvolvimento de Esperança

Cópia de Duas Portarias de Nomeação de Membros da Família Donato

                           Desde os primórdios de nossa emancipação política que diversas famílias tradicionais contribuiram com o desenvolmento social, cultural e econômico do nosso muncípio, participando de diversos modos, quer na área politico-administrativa, quer no setor econômico (o comércio), bem como, influenciando na nossa sociedade, por ocuparem cargos da administração pública e com a vocação comercial que lhes são natas.

                           A família Donato é uma das maiores famílias nascidas nesta terra, com a vocação dada por Deus, seus membros se espalharam por todo o País, exercendo as mais diversas atividades.

                          Nas cópias dos documentos acima expostos, constatamos o prestígio que a familia Donato já gozava na sociedade local. Data ditos documentos da década de 30, quando Esperança entrava na segunda gestão administrativa, em que o Prefeito era o sr. Teotônio Tertuliano da Costa, nomeando por Portaria, uma de nº 11, designando o cidadão Severino Donato para exercer o cargo recém-criado de Fiscal Geral deste municipio. A outra Portaria designava o sr. Epitácio Donato para exercer o cargo de Fiscal do Posto de Areial,cumulando dito cargo com o de Procurador daquela mesma localidade, no dia 30 de junho de 1934.

                        Vale salientar que essa família ainda goza de renome, não apenas local, mas a nível interestadual. Ainda hoje, podemos lembrar alguns membros residentes na cidade de Areial, a exemplo de seu Antonio Apolinário, antigo produtor de batatatinha, viuvo da extinta Dona Hilda Donato, saudosa memória, pais do colecionador de antiguidades e historiador Eudes Donato, que também reside naquela cidade. Na nossa cidade de Esperança, existem inúmeras pessoas que fazem parte da família Donato, a que me reportarei noutra oportunidade.



11 comentários:

  1. Sou Hilton Toscano Donato, filho de Milton Donato e Margarida Toscano Donato.
    Meu pai tinha uma irmã (minha tia) chamada Hilda Donato, será a mesma citada aqui?. Se for gostaria muito de ter contato com vcs da família.
    OBS: Estive em Areial com meu pai quando era ainda um menino de mais ou menos de 5 a dez anos, hoje sou um "jovem" de 61 anos.
    Meu e-mail é hiltondonato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá João Batista. Sou Daniel Donato, neto de Djalma Donato... Epitácio Donato era meu bisavô... Moramos todos em Fortaleza-Ceará e gostaríamos de manter contato. Meu avô Djalma Donato começou a ser comerciante aqui em fortaleza juntamente com a ajuda do Antonio Apolinário. Hoje todos nós, eu, minha mãe Célia Donato e meu avô Djalma Donato somos todos comerciantes aqui na cidade de fortaleza.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..
      OI boa noite á todos da familia DONATO eu moro em areial e aqui moram muitos filhos de seu Antonio Apolinario que era casado com dona Ilda Donato ok apareçam aqui em Areial com certeza vcs vaõ encontralos ...abraço

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ninguém nunca me deu uma resposta a respeito da minha pergunta citada acima, em 09/01/2014.
    Hilton Toscano Donato.
    hiltondonato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Douglas Donato Dias, gostaria de saber mais sobre os antepassados da família Donato.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que vcs quiserem saber sobre os donatos daqui,vcs encontrarao tudo com Eudes Donato,filho de Hida Donato e meu tio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu Pai sr Antonio Jose Donato nao teve o prazer de conhecer o pai dele biologico,como minha avó ANtonia maria vital Donato faleceu eu ainda era criança,nao sei nem o nome do pai dele em Muriae Mg existem varias pessoas com o sobrenome donato,eu gostaria muito de saber se meu pai ainda tem algum ente da familia Donato tio Biologico,tia,irmaos enfim minha avó casou-se de novo tiveram outros filhos mas ate hoje ele com 51 anos de idade nao sabe sua real origem.caso alguem esteja disposto a me ajudar agradeço.

      Excluir
    2. SUELLY DE OLIVEIRA DONATO SOUZA suellysouza.viaensinomuriae@gmail.com

      Excluir
  8. Eudes Donato, gostaria de conversar com vc pelo watzap ou e-mail se possivel;
    watzap - 84988527696
    e-mail hiltondonato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir