quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Arlindo Delgado, O Primeiro Jovem Advogado Esperancense Eleito Prefeito.

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto da Posse de Arlindo Delgado como Prefeito de Esperança
 Foto da Solenidade de Posse - Chico Souto Discursando
Foto de Arlindo Delgado - Presidente da OAB-PB

Era o final da década de 50, mais precisamente o dia 30/11/1959, quando o jovem advogado esperancense, aos 29 anos de idade, tomava posse no cargo mais importante da cidade, o de Prefeito Municipal eleito diretamente pelo voto popular, nas eleições municipais de 02/08/59.

A primeira foto, acima, faz o registro da solenidade de posse no salão nobre da prefeitura, às 17,00hs, ladeado dos personagens mais importantes da sociedade esperancense e do vice-prefeito da sua chapa vencedora, o comerciante e desportista José Ramalho da Costa. 

Durante sua administração, fez a reforma administrativa e reestruturou a Secretaria de Educação, com um plano de cargos dos servidores da Educação. Uma das obras mais importante de sua gestão municipal foi a construção do Mercado Público Municipal, que, posteriormente, foi denominado de Mercado Público Municipal Dr. Arlindo Delgado pela Lei nº 107, de 06/11/63.

O Dr. Arlindo Carolino Delgado nasceu no dia 20 de abril de 1930, filho de José Carolino Delgado e de Maria Bezerra Delgado. Casou com dona Ilma Moreira Delgado, de cuja união matrimonial surgiram os seguintes filhos: Ubiratan Moreira Delgado, Iordan Moreira Delgado e Nadja Cecy. O primeiro filho nascido em Esperança, formado em direito, especialista em direito do trabalho, chegando ao cargo mais alto do TRT-PB , como presidente daquela Côrte. O segundo filho, Iordan, é representante do Ministério Público e a terceira filha, é formada em Bioquímica.

Entre as atividades mais importantes de sua vida profissional, além de ser advogado militante, especialista em direito público,  na Capital do Estado, exerceu o cargo de procurador Jurídico da Secretaria de Educação do Estado, Secretário Adjunto da Segurança Pública,(1979/1981), Secretário Adjunto  da Secretaria da Educação e Cultura (1981/1983), Procurador Geral Adjunto do Estado (1983/1985), Procurador Geral do Estado (1986), além de Conselheiro Efetivo do Conselho Estadual de Educação, e, ainda, Governador do Rotary Clube Internacional (1990/1991). Faleceu na Capital do Estado, onde residia.

Um comentário:

  1. João, excelente trabalho. Estamos publicando no Boletim Virtual. Que me contas da morte? Quando? Qual a causa?

    ResponderExcluir