sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Tanque do Governo - A Salvação de Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto do Tanque do Governo 

Foto da Placa Alusiva à Inauguração do Reservatório de Água de Esperança

                        O abastacicmento de água em Esperança foi a grande preocupação de todos os administradores públicos que passaram por nossa cidade. Esperança sempre dependeu da chuva ou de um bom inverno para assegurar o abastecimento da cidade.

                        Na década de 40, mais precisamente no dia 16 de agosto de 1944, foi inaugurado o Reservatório de Agua denominado de "Reservatório 16 de Agosto", popularmente conhecido como o Tanque do Governo, em virtude de ser uma obra do governo do Estado.

                        Por muitos anos, foi a salvação de Esperança aquele tanque, abastecendo a população urbana do municipio, até que fosse inaugurado o sistema de abastecimento de água encanada, hoje, administrado pela CAGEPA.

                        O antigo sistema foi construido dentro da cidade, com a presença do Interventor Federal, o Dr. Ruy Carneiro e comitiva, sendo prefeito o Dr. Sebstião Vital Duarte. 
                     
                      O sistema funcionava com a distribuição de água através de chafariz, cuja água era transportada em latas de agua, por jumentos. Muitas pessoas adotaram o meio de vida como carregador de água, vendendo carga d'água. Uma caga de água consistia em 4 latas ou quatro barrís. Esse sistema persistiu até a década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário