terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Cine São Francisco na História de Esperança

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto do Extinto Cine São Francisco

Foto do Proprietário do Cinema
Francisco Celestino da Silva (Titico)

                    Quem viveu a época do Cine São Francisco, com certeza, vai recordar alguns fatos que passarei a narrar neste momento. Pra começo de historia, o Cinema era a única casa de diversão da cidade de Esperança. Localizado no centro da Av. Manoel Rodrigues de Oliveira, onde, hoje, é situada a rede farma.

                    Nos ídos anos 40 até a década de 60 teve a sua historia pautada em apresentações de grandes filmes, enquanto, também, servia de casa de apresentações de grandes artistas de nome nacional.
                   
                   O Cinema não era apenas um cinema, mas, ao mesmo tempo, era um ponto de covergência das famílias, nos finais de semana. Era a única opção dos casais de namorados, aos sábados e domingos à noite, sempre depois da missa, isto é, às oito da noite.

                  O prédio, como casa de lazer, dispunha de um serviço de auto-falante (difusora), para tocar as músicas que faziam sucesso. O locutor oficial era Everaldo Cavalcante. O Cinema possuia uma discoteca variadíssima. Devo salientar que os cantores daquela época, romanticos, sentimentais, eram: Nelson Gonçalves, Carlos Galhardo, Chivo Alves, Orlando Silva, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Alcides Gerardi, Marinês e sua gente, Luiz Gonzaga, Carlos Gonzaga, Tito Made, Carlos Nobre, Roberto Luna e outros, considerados da velha guarda.

                  O Cine São Francisco, como se vê na foto, não era um prédio imponente, não oferecia conforto aos frequentadores, mas, não havia outra opção na cidade. Quando havia apresentação de um filme de ação, Bang-Bang, Policial e outros, afluia pessoas de outras cidades menores, vizinhas, como Areial, Montadas, Remígio, Lagoa de Roça, pessoas essas apaixonadas por cinema. Entre os filmes que ficaram no nosso pensamento, posso relacionar alguns: "A Ultima Carroça", "O Manto Sagrado", Sanção e Dalila, sem esquecer os gandes seriados, das tardes domingueiras: "O Zorro", "A Mulher Aranha", "Doutor Satã", etc. Dentre os cantores que se apreentaram naquela casa de espetáculos, foram: Alcides Gerardi, Luiz Gonzaga, Augusto Calheiros, Orlando Dias e outros.

                 O cinema foi extinto, com o aparecimento do Cine São José, de propriedade do empresário José Pereira da Silva (da Empresa Viação São José). Ficou apenas a saudade.

Que foi seu Titico? Era um homem versátil. Não tinha nenhum curso. Era músico, tocava violino, exímio mecânico, foi vice-prefeito da cidade. Conhecido por todos no municipio de Esperança. Era casado com Dona Juliana Taveira.

                    

Um comentário:

  1. Olá me chamo Junior, moro no município de Carapicuíba SP, meus pais nasceram na cidade de esperança, o meu pai se chama Fausto Alves da Silva, filho de Silvino "Cadaver", trabalhou muitos anos para seu Titico e chico pintor.
    Gostaria se possível entrarmos em contato meu email é faujunior@hotmail.com

    ResponderExcluir