sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O Mercado Público Municipal um Sonho Realizado na Década de 60.



Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto da Frente do Mercado Público Municpal (foto de julho de 2012)

                            UMA OBRA DE VULTO IDEALIZADA NA DÉCADA DE 40

                           Era um sonho para os esperancenses e para as administrações anteriores a construção da mais importante obra pública municipal, o Mercado Público, quando Esperança, já começa a ter uma feira semanal arrojada, atraindo negocios e frequentadores de toda a região do Brejo.

                          Na década de 40, os políticos locais prometiam a realização de tão sonhada obra, incluindo-a em programa de governo. Foram desapropriados diversos imóveis situados naquele local, com a finalidade de construir o Mercado Público. Acredito que as dificuldades financeiras, a burocracia e a lentidão com que resolviam as coisas, terminou a última administração da década de 40, sem que nada fosse realizado de concreto sobre a construção do Mercado.

                          Iniciava-se a década de 50, com nova administração municipal. Por fim, no final dessa década, com a administração do Dr. Arlindo Delgado, a concretização da obra tornou-se uma realidade.

                          No ano de 60, foi editada a Lei nº 032, de 16 de abril, autorizando o Prefeito Municipal a contrair empréstimo junto a Caixa Economica Federal, para a construção do Mercado Público. Dois anos após, a Câmara autoriza a construção do Prédio, quando foi sancionada a lei nº 069, de 26 de maio de 1962, já estabelecendo a criação de cargos para a administração do Mercado, como sejam: Um administrador, um almoxarife, um zelador e um porteiro. Por consequencia, o Prefeito Municipal edita um Decreto, o de nº 033, de 20 de dezembro de 1962, criando uma comissão, para que fossem iniciados os trabalhos de construção do Mercado, cuja comissão foi composta das seguintes pessoas: O engenheiro, o diretor da construtora, o secretário de administração, o sr. Clovis Pereira Brandão e o fiscal geral da prefeitura, o sr. Antonio Gomes da Rocha, sendo essa comissão encaregada de fazer compras e administrar a obra.

                         Finalmente, já no término da Gestão do Dr. Arlindo Delgado, foi inaugurado o Mercado Público Municipal, passando toda a feira da cidade para aquele local, até os dias atuais.

                         Em homenagem à gestão que concretizou aquela obra, A Câmara Municipal aprovou a Lei de nº 107, de 06 de novembro de 1963, denominando de Arlindo Delgado o Mercado Público Municipal.

Um comentário:

  1. Ilmo. Dr. João,

    Passei uns dias sem internet, por isso não pude comentar. Hoje, visitando como de costume este relicário, me surpreendi com a quantidade de textos e fotos publicadas. Uma bela produção textual histórica que esclarece pontos importantes da formação administrativa do Município. Parabéns pelo trabalho desempenhado!

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir