segunda-feira, 31 de março de 2014

Cinquenta Anos do Golpe Militar - Solenidade Cívica em Esperança

 
Fatos que Fizeram a Historia de Esperança
Cenário da Solenidade Cívica em Homenagem à Revolução de 1964.
 
Hoje, 31 de março de 2014, há, precisamente, 50 anos, acontecia o golpe militar que ficou conhecido historicamente, como Revolução de 31 de março de 1964. As forças armadas depuseram o Presidente João Goulart, diante dos movimentos sociais que tomaram conta do País.
Em Esperança, houve uma demonstração de solidariedade ao movimento revolucionário, o golpe militar, aplaudindo a atitude dos militares, como demonstração de força, para impedir o avanço do comunismo no Brasil.
O então pároco da nossa cidade, Mons. Palmeira, convocou toda a população para prestar solidariedade ao movimento revolucionário. A população em peso, todas as escolas municipais, os ex-combatentes e a presença de um pelotão do Exercito, desfilando pelas ruas da cidade, significou uma forte liderança do vigário da nossa paróquia. Houve uma celebração solene em praça pública, em frente à Igreja. A multidão  encheu as ruas. Não ficou quase ninguém em casa.
A foto acima nos dá visão do que representou a manifestação encabeçada pela Igreja Católica.
Foi realmente um dia de festa cívica, um feriado municipal provocado por tão grande solenidade.
O governo revolucionário, posteriormente, decretou que o dia 31 de março fosse dia feriado nacional, em homenagem à revolução.
Com o passar do tempo, o feriado foi extinto, revogaram o feriado, considerando que o Brasil estaria entrando numa nova fase de sua historia, o processo democrático.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário