quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Açude Banabuiê - Saudosa Memória

 
Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

 
Foto do Antigo Açude Banabuiê de Esperança - Década de 70.

 
(Imagens Da Nossa Terra Que Não Voltam Nunca Mais)
 
 
                              A foto que vemos acima, do antigo e saudoso Açude Banabuiê, de nossa cidade de Esperança, era o Cartão Postal da cidade. Não havia quem não quisesse pousar diante daquela bela imagem, presente da natureza, para fazer diversas fotografias, a fim de  ilustrar o seu álbum particular, bem como, levar a namorada nos dias de domingo para um passeio e fotografá-la, enriquecendo o quadro.
 
                              O presente que Deus nos deu foi destruído pela mão humana, com a mera desculpa de que aquela área seria urbanizada, modernizada, tornando um ambiente de maior acolhimento aos visitantes. Situado num local privilegiado, na entrada da cidade, não servia apenas de postal, mas, um manancial de atendimento aos habitantes pobres da periferia.
 
                              Para quem presenciou, visitou aquela área, deve lembrar-se ao rever a foto acima, que ao fundo da mesma, avistamos a lavanderia pública, construída naquela época pela prefeitura, para atender as necessidades das lavadeiras de roupa. A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o que resta, resistindo ao tempo e às maledicências humanas.
 
                             Hoje, resta-nos recordar a beleza daquela paisagem.  

2 comentários:

  1. Quando das cheias, circulando ao derredor durante o dia, sonhava à noite, como se permanecer ali fosse a vida real.

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário, para completar o romantismo daquela que, na verdade, era romântica.

    ResponderExcluir