segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Esperança e Sua Vocação Para o Desenvolvimento Econômico


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Cópia de Um Comunicado ao Presidente João Pessoa Pela Criação de Um Banco em Esperança
(Ano de 1.929)
Foto da Agencia do Antigo Banco Real em Esperança (Década de 70)

                           O Municipio de Esperança sempre teve uma inclinação, posso dizer mais precisamente, vocação para o desenvolvimento econômico. Na foto acima, constatamos que pouco tempo depois de sua emancipação política, os homens que estavam à frente dos negócios e dos destinos do municipio tomaram a iniciativa de criar um Banco - Banco Agro Comercial de Esperança.

                          O documento a que alude tal iniciativa foi assinado pelo cidadão Teotônio Tertuliano da Costa, então segundo prefeito da cidade, cujo comunicado fôra dirigido ao Presidente do Estado, Dr. João Pessoa, no dia 19 de agosto de 1.929, enfatizando a constituição da diretoria que ficou formada assim: Diretor Presidente: Teotonio Costa, Diretor Gerente, Manoel Rodrigues, Secretário, professor Salles de Albuquerque, e, ainda, como Conselho Fiscal: Lycerio de Almeida, Ignacio Rodrigues e Teotonio Rocha. Suplentes: Antonio Coelho, Francisco Bezerra e Sebastião Lima. Vogais: Severino Affonso, José Souto e Saturnino Alves Ferreira. Não se tem registro de que a referida entidade funcionou em que lugar desta cidade.

                         Mais tarde, no final da década de 50, foi instalado o Banco do Comercio de Campina Grande, nesta cidade, onde hoje funicona a Loja Veste Bem, na Av. Manoel Rodrigues de Oliveira. Era realmente o inicio de uma fase da historia econômica de Esperança.

                        Na Década de 70, foi instalado o antigo Banco Real, onde hoje funciona o BRADESCO, no Calçadão do centro da cidade, não indo muito longe, com a crise economica por que passava o País. Concomitantemente, foi instalada uma Agencia do Banco do Estado da Paraiba - PARAIBAN,  onde funciona o INSS. Hoje, Esperança está servida de três Agencias Bancárias: Brasil, Caixa Economica Federal e Bradesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário