quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Primeira Norma Sobre Organização do Trânsito em Esperança



Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Cópia do Decreto aque regulamentou o local de estacionamento de véículos no centro da cidade.

                                           O registro acima data do início da década de 40, quando Esperança ainda estava engatinhando, caminhando para a sua organização, como município recém-emancipado, isto é, tinha completado apenas 17 anos de independencia política. O então prefeito da época, o cidadão Julio Ribeiro, já pecocupado com o trânsito da cidade, emitiu um Decreto regulamentando o estacionamento de veículos no centro da cidade, ou, melhor dizendo, na rua pricipal desta cidade.
                                           
                                           Estabelecia aquela norma  municipal que os veículos em trânsito ou não, estacionassem na Praça Getúlio Vargas, fazendo a seguinte organização: Em frente ao Pavilhão 10 de Novembro, dos lados nordeste e sudeste, os ônibus; ao lado da Prefeitura, automóveis, e, ao lado do Esperança Hotel, caminhões.
                                            
                                            Para os caminhões que conduzissem mercadorias para esta cidade, poderiam estacionar em frente da casa comercial onde iriam descarregar ou vice-versa, durante o tempo necessário para tal fim. Ao mesmo tempo, estabeleceu uma multa de cem mil réis e, em  caso de desobediência, e, em dobro, no caso de reincidência.
                                           
                                             Devo fazer ao leitor o seguinte esclarecimento: Os ônibus que alí estacionavam eram os que vinham de Campina Grande e, o único ônibus que fazia o tráfego entre Esperança e João Pessoa. Outro detalhe interessante, a Empresa São José ainda não existia.
                                              
                                              Verifique-se que, até hoje, existe o estacionamento de automóveis, ônibus e caminhões naquelas imediações, em virtude da determinação da Prefeitura, por meio daquele Decreto, datado de 02 de abril de 1942, porém, sem numeração, talvez, por esquecimento do servidor encarregado de fazer o registro do ato administrativo.

                                              Saliente-se que, alí não existia, também, Praça de Taxi.

                                             

2 comentários:

  1. Olá Dr.João, gostei muito do espaço, e o que dizer do layout, condizente com a proposta, e fiquei feliz em ter esperanças de travarmos um contato e fazermos amizade.Assim que sobrar um tempinho vou dar uma olhada em fotos muito antigas de minha mãe, feitas ai em Esperança, escanearei e enviarei pra você analisar e se for útil ficarei contente em contribuir para que a história não se perca nessa era da automação e rapidez em que vivemos.Bom fim de semana. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midian, agradeço o comentário. Aguardarei suas contribuições para o acervo histórico de nossa terra natal, no sentido de me enviar publicações e fotos que tanto me interessam.Abraçoes.

      Excluir