terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Criação da Guarda Noturna de Esperança




Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Cópia de um Documento Histórico da Administração Municipal de Esperança
Decreto nº 04, de 14/09/1942, que cria a Guarda Noturna da Cidade

                       No início da década de 40, os poderes constituídos do municipio já se preocupavam com a segurança pública, mais precisamente, a segurança à propriedade privada, vez que, na época, não havia ainda um patrimônio público avultado como hoje existe em nosso município.
                       O prefeito da época, o Sr. Julio Ribeiro teve a iniciativa de criar, pela primeira vez, na cidade de Esperança, a Guarda Noturna, como dever do poder público, oferecendo mais segurança à propriedade privada.
                      Deve-se atentar para o detalhe do texto legal que aquele serviço público fôra criado por Decreto, e, não por Lei, o que seria obrigatório nos dias de hoje.
                      Reza o referido Decreto Municipal que a instituição da Guarda Noturna estipula a seguinte organização:  A Corporação era composta de:  I - Um Guarda-Chefe
                                                                        II - Quatro Guardas efetivos
                                                                        III - Três extranumerários
                                                                        IV - Um Diretor-Tesoureiro.
                      Outro detalhe do Decreto: Estipulava o horário do serviço da Guarda, iniciando às 22hs, prolongando-se até às 5,00hs da manhã. Aguarda tinha um Regimento Interno aprovado pelo prefeito municipal.O Decreto não determinava o salário dos componentes da Guarda. 

Um comentário:

  1. Não tenho palavras para expressar a importância deste documento e da preservação que vem sendo realizada através do blog. O Dr. João de Patrício está de parabéns, por reviver fatos tão importantes da nossa história.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir