quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança - 53 anos de Existência.

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto da Construção do Prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
(Foto cedida por Antonio Barbosa)
Foto da Multidão presente em Frente ao Sindicato no dia da Inauguração - 1973.
(Foto cedida por Antonio Barbosa)
No início da década de 60 (sessenta), o Brasil foi sacudido pelos grandes movimentos das "LIGAS CAMPONESAS", movimentos esses que abalaram a estrutura do governo federal, no sentido de que fosse instituída a reforma agrária. Esse movimento culminou com a derrubada do então presidente João Goulart. Essa fase do trabalhador brasileiro forçou a criação e instituição de sindicatos, com o intuito de organizar, principalmente, a classe trabalhadora rural, que carecia de assistência, de apôio e de solidificação profissional.

Em Esperança, não foi diferente. com o incentivo do Pe. Manoel Palmeira da Rocha, foi criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cuja entidade foi fundada em 19.04.63, tendo como seu primeiro presidente, o agricultor José Vieira da Silva.

Com a força dos agricultores, já que Esperança era um município essencialmente agrícola, conseguiu comprar um prédio antigo, junto da Igreja Matriz, onde funcionou o hotel de seu Zé Lino e, posteriormente, o "Hotel Brasil" de propriedade de Dona Jarmila.

Na primeira foto, acima, vemos aquele velho prédio sendo transformado na sede da entidade representativa da classe trabalhadora rural - O Sindicato dos Trabalhadores Rurais - com a força braçal de diversos agricultores que colaboraram com a aquela edificação.

Na segunda foto, a multidão de agricultores e comerciantes da nossa cidade fizeram presença no dia da inauguração daquela sede social, quando destacavam-se entre outros o comerciante Severino Grangeiro, pai do empresário Matias Grangeiro. Era o mês de dezembro de 1973. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário