segunda-feira, 23 de junho de 2014

O São João de Esperança - O Mais Tradicional da Região Brejeira

 
Flagrante do Forró de São João de Esperança - 1957
 
O São João de Esperança era realizado nas ruas centrais da cidade. O forrozão (Baile de São João) era realizado no recinto do antigo Grupo Escolar Irineu Joffily, primeira escola publica do municipio, situado na rua Juviniano Sobreira (rua de Areia).
 
Na foto acima vemos os casais dançando ao som da safona, sem ajuda de serviço de som, o que chamamos, hoje, forró pé de serra. Era o tradicional São João na Roça, com traje a rigor. Não era o que existe hoje. Muitos entendem que para caracterizar o traje matuto, tem que ser esmulambado, rasgado, sujo e cheio de espalhafate. Os casais da sociedade esperancene, representados por comerciantes e funcionários públicos, desfilavam pelas ruas centrais da cidade, exibindo as idomentárias que estavam guardadas para cada festa junina que acontecesse, a cada ano.
 
Na foto escolhida para esta publicação, destacamos seu Neco Gomes, Francisco Cândido, o casal de noivos, nas pessoas de Antonio de Pádua Torres e Vitoria Coelho, seu Irineu Rodrigues, Zé Rocha (cohecido por Zé Cadobra) e o ultimo, à direita, seu pedro Batista e sua filha.
 
Era uma festa que, além da tradição, existia o zelo, o capricho, o respeito entre todos que participavam da mais querida festa regional.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário