terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Antonio Lula - Um dos Pioneiros do Açougue de Esperança


Antonio Lula – Um dos Pioneiros do Açougue de Esperança

 

 Antonio de Luna Lins, (Antonio Lula), como era conhecido pela população esperancense, nasceu na Zona Rural de Lagoa Verde, deste município de Esperança, no dia 06 de agosto de 1925, justamente no ano da emancipação de nosso município, era filho de José de Luna Lins e de Joana de Luna Lins, casou com Dona Bernadete Coelho Lins., no ano de 1.955, aos trinta anos de idade, durando essa união matrimonial 57 anos. Da união conjugal surgiram oito filhos: Carminha, Socorro, Marcos, Vilma, Joelson, Toinho, Valtinho e Carlinhos. Esses filhos lhe deram trinta e seis netos e cinco bisnetos.

Tinha como profissão, desde os 15 anos de idade, o comercio de gado, exercendo a atividade de açougueiro ou machante, no mercado publico municipal, quando ainda funcionava na Av. Manoel Rodrigues, até a construção do novo mercado publico desta cidade, no início da década de 60, na administração Arlindo Delgado, motivo pelo qual toda a feira livre de Esperança foi transferida para o local onde hoje funciona.

Vale salientar que Antonio Lula foi um dos fundadores do Mercado Público de São Sebastião de Lagoa de Roça na década de 70, onde exerceu sua função de marchante por vários anos.

Os seus têm a honra de afirmar que Antonio Lula foi um grande homem, marido dedicado e pai exemplar.  Trabalhou durante vários anos para sustentar a família, zelando sempre pelo bem estar e educação dos filhos.

Além de açougueiro, viajava muito pelas cidades da Paraíba para comprar “caminhões de boi”, para vender aos açougueiros da região, como também frequentava várias feiras de gado da região.  Vendia também o “boi abatido” para outras feiras do interior. Ingressou todos os filhos homens na profissão de açougueiro, criador de gado e comerciante de gado vivo. Ainda hoje todos tem esta profissão graças aos seus ensinamentos. Saliente-se que um dos filhos é um grande distribuidor de carnes na nossa região.

 Os filhos homens, apesar dos esforços que não foram poucos para que estudassem, não realizaram os anseios de vê-los formados, já com as filhas ele batalhou para que elas estudassem e assim conseguiu realizar o sonho de vê-las formadas. Carminha é formada em Letras e Direito, exercendo sua atividade de advogada na cidade de Campina Grande, onde reside. Socorro em Gestão de Órgãos Públicos, e Vilma em Administração e Marketing, esta última casada com o grande músico, cantor e compositor Tom Oliveira, residindo também na cidade de Campina Grande.

Antonio Lula tinha uma vida social ativa, frequentava as festividades do CAOBE, onde tinha mesa cativa em todos os eventos, além de fazer passeios com a família para a praia, sítios e cidades circunvizinhas, proporcionando a todos, lazer e uma vivencia feliz.

 Era católico praticante e devoto de Santo Antonio. Assistia as missas e participava de várias atividades da igreja, e ensinou aos filhos a ter respeito e adoração a Deus.
 
 
Familia que Contribui Para o Desenvolvimento de Esperança
 
Comemoração das Bodas de Ouro
 
Suas Filhas na Celebração das Bodas de Ouro
 
 
 
O Convite Missa de Trinta Dias de Falecimento
 

3 comentários:

  1. Revivendo o passado, e as coisas de Esperança, Dr. João de Patrício nos dá uma lição de respeito e saudosismo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rau, pelos comentários e elogios sobre o blog.

      Excluir
  2. Ficamos todos emocionados com essa demonstração de afeto e consideração por nosso pai cuja ausência ainda nos faz chorar e cujo exemplo de vida sempre nos faz sorrir. Parabéns pela iniciativa Dr. João Patrício!!!

    ResponderExcluir