Fatos e Fatos que Fizeram a História de Esperança
Foto do Carnaval de Esperança na Década de 60
Nas décas de 50 e 60, Esperança teve os seus melhores carnavais. A foto acima nos dá uma visão do centro da cidade em pleno carnaval. Uniam-se a alegria do povo, o interese na participação popular e a vocação festeira, para que tudo desse certo. Era um carnaval sem dinheiro. O povo ia para as ruas. Havia uma enorme criatividade na formação de pequenos blocos fantasiados, escolas de samba, charangas, papangús, alaursa, bloco de índios e o famoso corso, como se vê na foto. Não faltava o confete e serpentina nos bailes de clubes.
Havia a liberação do uso de lança-perfume nas quatro noites de bailes animados com orquestra de frevo.O carnaval, além de ser uma festa popularíssima, havia o costume de pequenos blocos visitarem as casas de famílias que gostavam de recebe-los e preparavam bebida e comida. Era um carnaval original, sem imitações de outros costumes regionais, como existe hoje.
Era um carnaval de muita animação e empolgação, vou citar alguns blocos:Bloco de Novo, Escola de Samba Pioneiros do Samba, Ùltima hora, a troça Boneca do Lero, Bloco dos Indios e tantos outros, só nos resta a lembrança.
ResponderExcluir