sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O CAMINHO DA ESCOLA

Fatos e fotos que Fizeram a História de Esperança
 Modelo do Primeiro Transporte Escolar de Esperança


Ônibus Escolares Atuais


                                         Até a década de 50 estudar era um privilégio de alguns, estudar, no sentido de ir para a escola, frequentar aulas. O lema era aprender, pelo menos, a escrever e afazer as quatro operações. Assim diziam os mais antigos. Quem conseguisse chegar ao Grupo Escola Irineu Jofilly, a primeira escola pública existente na nossa cidade, estaria de bom tamanho.

                                          O município de esperança era carente de meios de transporte para conduzir até a escola os alunos de nível primário,hoje, ensino fundamental. Aqueles estudantes que, com muita dificuldade, se deslocavam da zona rural para estudar na cidade, teria que enfrentar um longo caminho de dificuldades materiais, financeiras, além de ter um super esforço físico, para tal fim.

                                           O caminho dad escola, por mais perto que fosse,exigia de cada um vontade imensurável de aprender a ler, para que, no futuro, tivesse uma vida melhor.

                                         Assim diziam os pais daqueles sacrificados estudantes agricultores: "Estude para ser gente, algum dia!" Estudar sempre foi a meta de muitos , apesar dos métodos pedagógicos antiquados, a falta de recursos materiais, a falta de estrutura física das escolas, em fim, uma gama de desvantagens que poderiam mudar o pensamento de cada jovem.

                               Não havia transporte escolar, mas, geralmente, faziam o percurso a pé, enfrentando as intempéries do tempo, debaixo de de sol ou de  chuva, enfrentando o cansaço e a fome. Os mais afortunados iam de bicicleta, porém, nunca chegavam atrasados, fora da hora. era uma batalha, uma verdadeira via crucis.

                                              No final da década de 50, por um esforço incomum do vigário da época, padre Manoel Palmeira da Rocha conseguiu instalar instalar o ensino médio em nossa cidade, no conhecido Ginásio Diocesano de Esperança, com o intuito de que os jovens pudessem galgar um lugar melhor na sociedade, conseguir um emprego, etc.

                                          Numa fase posterior, já na década de 60, o estudante esperancense começou a ter oportunidade de se deslocar para outras cidades, principalmente Campina Grande, para prosseguir os estudos no nível médio, até alcançar o nível superior. A principal escola acolhedora dos estudantes do interior era o Colégio Estadual do Bairro da Prata, por onde passei, estudando o antigo curso clássico, preparatório dos vestibulares de ciências humanas.

                                                 Nos meados da década de 60, passamos a ter outra fase, no caminho da escola, quando começa o acesso ao transporte escolar, com o primeiro veículo doado pelo então governador Pedro Moreno Gondim, como vemos na foto acima, um carro já usado, que, na época, já tinha mais de dez anos de uso.

                                                 Os tempos passaram e, com o passar do tempo, no século XXI em que vivemos, a juventude esperancense passou a usufruir dos meios de transportes escolares, ônibus doados pelo MEC, facilitando o acesso aos caminhos da escola e a outros centros mais desenvolvidos, gratuitamente, como vemos na segunda foto acima.

           





                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário