quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dias dos Namorados, Uma tradição Secular.


Fatos e Fotos que Sempre Fazem a História de Esperança

Uma Breve Recordação do Dia dos Namorados em Esperança.


O dia dos namorados é uma tradição apaixonante, especificamente de dedicada aos casais de namorados.

Em vários países, esta data é comemorada. No Brasil, a data apresenta uma história peculiar entre brasileiros. Essa data está relacionada ao frade português, Fernando de Bulhões (Santo Antônio), hoje, um dos santos mais populares da Igreja. Não há lugar deste país que não se comemore o dia dedicado a Santo Antonio, especificamente, nas regiões interioranas do nosso Nordeste. 

Frei Antônio sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de "santo casamenteiro". Portanto, em nosso país, foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim, como em diversos países do mundo, aqui, também, é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Em Esperança, o dia dos namorados sempre foi marcante, principalmente, para a juventude. O comercio ficava mais movimentado. Os comerciante se preparavam para apresentar as novidades em suas vitrines, que atraiam enamoradas e enamorados. Os presentes eram comprados em segredo. Avisava-se ao dono da loja que não dissesse a ninguém o que tinha comprado. Em certas ocasiões alguns namorados apaixonados, querendo descobrir o que ela tinha comprado, fazia a seguinte pergunta: "Fulana já esteve aqui comprando alguma coisa?" Era um dia em que se enchia de segredinhos. 

Nas décadas de 50 e 60, ainda não existia celular, nem internet, para enviar mensagens de amor eletrônicamente. Os cartões e cartas apropriados enchiam o correio da cidade  e a ansiedade tomava conta dos jovens apaixonados, para o encontro noturno, na casa da amada, quando trocavam presentes que eram entregues afetuosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário