quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Silvestre Batista - Um dos mais Antigos Alfaiates de Esperança

                            Silvestre caminhando na Avenida Principal da Cidade - Década de 50
  Sivestre Batista - Um dos Mais Antigos Alfaiates de Esperança 
                                                        
                                             Silvestre, já aos 90 anos, no Seio da Familia (Filho e Sobrinhas)

                            Nos idos anos 40 e 50, havia uma pleiade de bons alfaiates em Esperança. Silvestre Batista era um deles. Dono da Alfataria "A Pernambucana", localizada no centro da nossa cidade, pecisamente na rua Manoel Rodrigues, onde hoje funcionava a Farmácia S. Lucas, de propriedade de Dr. Armando Abílio, hoje, Famacia da Ferro Ferragem, como todos conhecem.
O povo de Esperança e cidades vizinhas, mais especificamente, a população masculina, encomendava suas calças de linho inglês, tropical, gazemira e palitós, sempre nos finais de ano, quando se aproximava o
 período festivo de Natal e Ano Novo, Festa da Padroeira, com o tradicional pavailhão da festa.
Era necessário que, quem quisesse fazer roupa nova, teria que se apressar, caso contrário, não iria desfilar nas ruas da cidade, em plena festa da padroeira. Os alfaiates ficavam assoberbados de trabalho e de encomendas. Era a fase do ano primordial, para se ter um rendimento maior.
Silvestre Batista faleceu nesta cidade, no aconchego de sua família, aos 95 anos de idade.

                         

2 comentários:

  1. Oi veja Aline, da Cidade das Pirâmides, e suas previsões para o ano de 2014. Não perca https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr. João por esta homenagem, e memória tão impecável do saudoso Silvestre Batista. Tive a oportunidade de entrevistá-lo para um dos meus trabalhos, e fico muito feliz de ver esta postagem.

    Rau Ferreira

    ResponderExcluir