quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Samuel Duarte


Fatos e Fotos que Fazem a História de Esperança
Foto de Parte do Acervo da Biblioteca Pública Municipal de Esperança

                           A Biblioteca Pública Municipal de Esperança, hoje, tem um acervo cultural importante. A Biblioteca continua aumentando o seu acervo com volumes e coleções de obras conhecidas nacionalmente.

                           Dentro do acervo cultural e histórico da biblioteca encontramos  a coleção dos jornais "AUNIÃO', jornal diário oficial do governo do Estado da Paraiba, coleção essa inédita, que serve de fonte de pesquisa para estudantes e escritores, jornalistas e historiadores que buscarem fotos e fatos da Historia da Paraiba, coleção selecionada, a partir do ano de 1.925, data da emancipação do nosso municipio.

                          A Biblioteca, atualmente, está informatizada, oferecendo a oportunidade aos estudantes de nível médio e superior, para pesquisarem os mais diversos temas da ciencia, da cultura, da literatura e do esporte mundiais.

                          A nossa Biblioteca já existe desde os primórdios da nossa emancipação politica municipal, tendo como uma das mais antigas bibliotecárias, Maria Nazaré Cunha - Naza - ainda residindo em nossa cidade. A Biblioteca foi denominada de Biblioteca Pública Dr.Samuel Duarte, por Lei Municipal de nº 099 de 05 de setembro de 1963, ato esse sancionado pelo então prefeito Arlindo Carolino Delgado.

6 comentários:

  1. Caríssimo Dr. João,

    Creio que há aqui um único equívoco, o nome da biblioteca é DR. SILVINO OLAVO.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir
  2. Rau,recebo com muito carinho o seu comentário.Acontece que em Esperança, os nossos legisladores mudam as leis, sem saber se já existia denominação da biblioteca. Na verdade, hoje, é Biblioteca Dr. Silvino Olavo, homenagem justa feita ao grande poeta, porém, quem primeiro denominou a biblioteca foi Dr. Arlindo Delgado, em sua gestão no ano de 63.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Dr. João,

    É fato! Existe este problema de se "apagar" a gestão anterior, denominando-se ruas, logradouros e praças; o mesmo deve ter acontecido com a Biblioteca Dr. "Silvino Olavo", re-inaugurada em 01/12/1999.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir
  5. A pendência existe, alguma providência já foi tomada? afinal de contas não é certo um órgão com duas denominações oficial.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a homenagem a minha tia Naza, ela sempre dedicou sua vida à igreja e ao trabalho na biblioteca. Obrigada!!

    ResponderExcluir