quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Grupo Escolar Era a faculdade de Esperança


FATOS QUE FIZERAM A HISTORIA DE ESPERANÇA

O GRUPO ESCOLAR IRINEU JOFYLLI ERA A FACULDADE DE ESPERANÇA

Por várias décadas, o Grupo Escolar Irineu Jofyli era uma verdadeira faculdade, para os habitantes daquela época. Não era escola de ensino fundamental como hoje é, mas era uma escola primária, da 1a a 5a. série (antigo admissão). Preparava o aluno para a vida, isto é, os ensinamentos que alí aprendiam-se serviam para conseguir um emprego no comercio. Quando alguém ia procurar um emprego em qualquer loja desta cidade, o dono da loja perguntava: Você sabe ler e escrever? Resposta do candidato ao emprego: Sei, sim, senhor! terminei o curso de admissão no grupo, e, também, sei muito bem as quatro operações. Pronto, estava aprovado e admitido no emprego. O dono da loja ainda dizia: Venha começar a trabalhar logo, venha sábado que é dia de feira. Eu preciso muito de uma pessoa como você.
O ensino era rigoroso, como rigorosa era a diretora daquela escola, Dona Lídia Fernandes, saudosa memória! usava de métodos que eram permitidos naquela época, como sejam: Argumento de matemática, palmatoria. Fazer o aluno ficar de joelhos, como castigo, por alguma indisciplina cometida, puxavante de orelha, biliscão nos braços e reguada.
Os pais não reclamavam nada, quando o filho chegava chorando, reclamando os maus tratos praticados pela professora, pois, era regra das antigas escolas, castigar os alunos, geralmente, os pais diziam: "Eu acho é pouco", se você estudasse, não ia acontecer isso. Eu vou dizer a Dona Lídia que pode gastigar sem pena.
Mesmo assim, a aprendizagem acontecia. Muitas pessoas que só consiguiram concluir o curso primário se vangloriam pela caligrafia que teem, pelo entendimento sobre diversos assuntos de conhecimentos gerais.
A escola, hoje, está dentro das novas regras do ensino, impostas pela reforma do ensino. O prédio já passou por diversas reformas, sendo que, uma delas, é a frente do prédio, onde derrubaram o muro e fizeram uma praça. A praça recebe o nome de Dorgival Belarmino da Costa, em homenagem àquele cidadão, que foi vereador e vice-prefeito da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário