quarta-feira, 11 de julho de 2012



                                                Foto de Noêmia Rodrigues (filha de Manoel Rodrigues de Oliveira)

FAMÍLIAS QUE CONTRIBUIRAM COM O DESENVOLVIMENTO DE ESPERANÇA

Dentro do quadro de publicações a serem enfocados, êste, "Famílias que Contribuiram com o Desenvolvimento de Esperança", apresentamos, agora, uma filha ilustre de Esperança, que tão cedo se ausentou de sua terra natal, para viver noutras plagas distantes do convívio familiar. Noêmia Rodrigues, filha do primeiro prefeito de Esperança, foi residir em São Paulo, na década de 50, depois da morte de seu pai. Era solteira, quando saiu de Esperança, residia na Av. Manoel Rodrigues de Oliveira, artéria principal de nossa cidade, num casarão que, lamentavelmente foi destruido, apagando a memória de grandes fatos históricos do município.
                                              Chegando a São Paulo, adotou uma filha de que não temos notícias. Casou e lá enviuvou. Nunca mais voltou a Esperança. Noêmia era uma mulher de boa presença, vaidosa, elegante e bonita. Pela foto, podemos contemplar a figura que ela era. Antes de viajar, vendeu todos os móveis deixados pelos seus pais, móveis esses antigos, de madeira de lei (macacauba), cristaleira e penteadeira com espelhos e vitrais de cristal. O casarão construido no começo do século passado, que residia aqui em Esperança, tinha jardim interno, piso de mosaico e paredes com azulejos portugueses. depois de destruido,em seu local constuiram o prédio do Banco do Brasil, que todos nós sabemos. Isso já significava o descaso para com a memória do municipio.
                                              Com a destruição daquele imóvel, houve uma grande movimentação contra a derrubada do casarão. O Dr. João de Deus Melo, reprentando o Patimônio Histórico da Paraiba empreendeu esforços, convocou a imprensa falada, televisada e escrita, no sentido de impedir a perda daquele patrimônio. Ficou sòzinho na luta. E casarões e prédios históricos de Esperança tombaram diante dos olhos de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário