quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Massabielle - Uma Inspiração Francesa


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Fota do Distrito de Massabielle - década de 60

Foto do Ex-Vereador José Vieira da Silva - Co-Fundador de Massabielle.


                      Massabieelle, povoado criado por Monsenhor Manoel Palmeira da Rocha, povoado esse iniciado por meio da construção de uma capela. O pároco de Esperança, teve a iniciativa de edificar várias capelas na zona rural, com o intuito de expandir os trabalhos da Igreja por todo o municipio.

                      Aquele administrador paroquial teve a sábia inspiração de escrever na parede de um casebre, com uma pedra de carvão, a seguinte frase: "Aqui será Massabielle". A inspiração surgiu de uma Gruta em Lourdes, na França, que se chama Massabielle. É um santuário, cuja gruta é conhecida como a Gruta Milagrosa ou a Gruta das Aparições.

                      Edificou a Capela com a ajuda da população, escolhendo José Vieira da Silva como o encarregdo de administrar a mesma, responsabilizando-o pelo zelo e funcionamento da pequena Capela.

                      Posteriormente, lançou o nome de Zé Vieira, como candidato a vereador, sendo pois, eleito e exercendo o mandato de vereador por várias décadas. Com o crescimento da população, o Padre conseguiu instalar uma sub-delegacia em Massabielle, sendo Zé Vieira o sub-delegado. Hoje, é aquela comunidade um dos Distritos mais antigos do nosso municipio, com dez ruas, todas denominadas por Lei, sendo a rua principal com o nome de José Vieira da Silva.  

4 comentários:

  1. Caríssimo Dr. João,

    Congratulo mais uma vez pelo excelente resgate que vens realizando, acerca das histórias municipais.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir
  2. Massabielle minha comunidade seu zé Vieira foi um grande líder ajudou muita gente em Massabielle obrigado seu zé tive o prazer de conhecer

    ResponderExcluir
  3. Grande homem seu Zé Vieira ,tive o prazer de conhecê-lo ,esteja bem seu Zé,o senhor faz muita falta

    ResponderExcluir