domingo, 30 de setembro de 2012

As Duas Fases do América de Esperança - Amodorismo e Profissionalismo


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

 Publicação do Jornaal a "União" de João Pessoa.
 Time do América na Fase Profisional (Década de 60)
Time Amador do América na Década de 50


                               O América de Esperança pasou por duas fases históricas, a primeira, como time amador, e a segunda, como time profissional.

                               Na publicação que vemos acima, do Jornal "A União", Jornal oficial do governo do Estado, com sede na Capital, publicou, na sua página de esportes, a vitoria do América Futebol Clube sobre o Central de Caruarú, pelo escore de 5x2. Esse fato aconteceu no final da década de 50, mais precisamente, em junho de 1.958. Um detalhe interessante: Houve duas partidas entre os dois times, sendo uma em Esperança, no Estadio José Ramalho da Costa, no Domingo em que o Brasil foi Campeão do Mundo, na Copa de 58. O América entrou em campo com a Bandeira do Brasil, homenagendo a Seleção Campeã do Mundo. o Escore da partida, aqui em Esperança, foi 1x1.

                              No Domingo seguinte, o América foi jogar em Caruarú, fazendo uma belíssima apresentação, goleando aquele time pelo placar de 5x2. A imprensa  pernambucana e paraibana publicou o fato, como um evento importante para o time interiorano da Paraiba.

                              Na segunda foto, abaixo, vemos o América na sua fase de amadorismo, com a seguuite escalação: De pé, da esquerda para a direita, Manoelzinho, João Augusto, Griu, Erasmo, Gata, Licinho, Edmilson e Moleque. Agachados, da esquerda para a direita, Neude, Jurinha, Zé de Zuca, Gilvan, Gilvan do Denocs e Chico de Pitiu. A escalação do time profissional é a que está na publicação do jornal acima.

Um comentário:

  1. Dr. João,

    Um excelente registro esportivo do município, em especial as participações do "Mequinha".
    Quanto a Zé Ramalho, acredito que desportista grandioso como este, dificilmente haveremos de ver novamente.
    Sua abnegação pelo futebol era incondicional, sua luta e amor pelo esporte marcaram a história.
    Parabéns.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir