quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Antiga Rua do Sertão - Hoje Solon de Lucena - Uma das Mais Antigas da Cidade


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto da Antiga Rua do Sertão - 1935.

                       Como já falei no comentário anterior, as ruas de Esperança, as mais antigas, todas teem apelido que permanecem até hoje. Vemos na foto acima a antiga rua do Sertão. Esse nome pegou também, em virtude de ser a rua de saída para o Sertão, indo pela estrada que segue para Areial.

                       Essa é a segunda rua mais antiga do centro da cidade e mais sinuosa, como todos sabem. Ela, hoje, faz parte do centro comercial da Esperança, está quase totalmente constituida de prédios comerciais, quando, antigamente, era uma rua exlusivamente residencial.

                      Nas épocas de festa da padroeira, a rua era cheia de botequins, vendendo cachaça e picado, parques e barracas de jogos, e, era conhecida como a rua da bagaceira. Na esquina em que avistamos prédio mais imponente da rua, o que avistamos, na foto, alí, se localizava a melhor barraca de cochoro quente de seu Olivío Damião. Todos os anos, sempre, no mesmo local. o prédio da esquina é um dos mais antigos da cidade. Note-se que, ele já existia, quando Esperança foi emancipada.

                     Para finalizar, a rua do Sertão passou a ser denominada pela Lei nº 101, de 15/10/63, de rua Dr. João Suassuna e a rua Solon de Lucena, o prosseguimento da rua João Pessoa até o Cemitério. Posteriormente, passou a ser definitivamente rua Solon de Lucena, vez que, a rua do cemitério passou a ser Joaquuim Virgulino da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário