quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Elite da Sociedade Esperancense no São João da Década de 50


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto de Festa de São João no Salão Nobre do Grupo Irineu Jofylli (dédada de 50)
Da esquerda para a direita: Heraclito Mendes, Chico Souto, Luiz Martins, duas filhas de José Ramalho da Costa, Antonio Nogueira e José Ramalho da Costa.


                     Evidentemente a foto acima aconteceu no mês de junho, em pleno período junino, no forró da véspera de São João, que se realizou no salão do Grupo Escolar Irineu Jofylli.

                     Em Esperança não existia ainda clube de espaço suficiente, para tais festas dançantes. Era a época de ouro da sociedade esperancense. O pequeno clube de que a sociedade dispunha era o Esperança Clube, que funcionava onde hoje é o BRADESCO. As festas e bailes de grande vulto aconteciam no recinto daquela escola.

                     Denota-se que os componentes da foto estavam trajados de roupas antigas, o que chamamos, hoje, de "traje matuto", roupas típicas da celebração junina.

                     Para quem não alcançou a época, faço a apresentação dos componentes da referida foto: Heráclito Mendes, representante da Receita Federal, como Exator Federal em Esperança e professor de matemática do antigo Ginásio Diocesano; Francisco Souto Neto (Chico Souto), tabelião do Cartorio Souto em Esperança, pré-candidato a Deputado Estadual; Luiz Martins de Oliveira, ainda não exercia cargo público, era agente fiscal do Estado; Antonio Nogueira, despontando como grande empresário de Esperança, exportador de sisal e aldodão, funcionando sua empresa onde hoje existe o depósito do Grupo Almeida e José Ramalho da Costa, comerciante, presidente do América Futebol Clube, acompanhado de duas filhas.  Aí está a elite da sociedade esperancense da década de 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário