sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Pavilhão da Festa da Padroeira



Fatos e Fotos que fizeram a História de Esperança

Foto da Década de 60 - Jovens Curtindo o Pavilhão da Festa da Padroeira

                                         A Festa da Padroeira de Esperança sempre foi uma grande atração para os jovens de Esperança e de cidades vizinhas. Os familiares de esperancenses que residiam em outra cidade viajavam a Esperança, no período festivo da Padroeira da cidade.
                                          A Festa da Padroeira, festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, além de ser uma festa de caráter religioso, não deixava de ser também um espaço de lazer no centro da cidade. Os bares da cidade sempre ficavam mais frequentados, o comércio, de modo geral, aumentava o seu estoque de mercadorias, pois, era o momento de bons negócios. Os bazares, as barracas de jogos de todo tipo, os parques de diversão, especialmente o Parque Maia que era a tradição da Festa, na rua principal da cidade.                             
                                       O Parque Maia tinha um serviço de alto-falante, em que a juventude se servia para oferecer as músicas da época à pessoa amada, ou, a quem pretendia namorar. Vários namoros se firmaram durante o desenrolar da festa. Vários casais, hoje, casados, tiveram seu romance no fervor da festa e do Pavilhão.
                                           O Pavilhão da Festa, além de ser uma tradição da sociedade esperancense, emprestava o seu recinto aos jovens e às familias tradicionais, para um encontro social.
                                            A exemplo da foto acima, podemos constatar a grandeza da festa e a participação da juventude, que fazia questão de se apresnentar bem vestida, trajando roupa social (palitó e gravata). Na foto, vemos, da esquerda para a direita: Agustinho dos Santos, Adauto Rodrigues, Agustinho Grangeiro, Duda do Bar e outro jovem desconhecido. De pé, vemos duas garçonetes, a primeira, Lourdinha de Luiz Mateus, jovem e bonita. O público fazia questão de superlotar as grades do Pavilhão, para assistir ao desenrolar da festa e depois, comentá-la.

Um comentário:

  1. CAríssimo Dr. João,

    Esta década representa os anos dourados do nosso município, em que a nossa festa era concorrida por pessoas vindas de toda a redondeza. Quanta diferença!
    Não conheço ninguém da foto, seria interessante colocar a legenda.
    De qualquer forma, parabéns pelo resgate.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir