Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Cópia de um Documento Histórico da Administração Municipal de Esperança
Decreto nº 04, de 14/09/1942, que cria a Guarda Noturna da Cidade
No início da década de 40, os poderes constituídos do municipio já se preocupavam com a segurança pública, mais precisamente, a segurança à propriedade privada, vez que, na época, não havia ainda um patrimônio público avultado como hoje existe em nosso município.
O prefeito da época, o Sr. Julio Ribeiro teve a iniciativa de criar, pela primeira vez, na cidade de Esperança, a Guarda Noturna, como dever do poder público, oferecendo mais segurança à propriedade privada.
Deve-se atentar para o detalhe do texto legal que aquele serviço público fôra criado por Decreto, e, não por Lei, o que seria obrigatório nos dias de hoje.
Reza o referido Decreto Municipal que a instituição da Guarda Noturna estipula a seguinte organização: A Corporação era composta de: I - Um Guarda-Chefe
II - Quatro Guardas efetivos
III - Três extranumerários
IV - Um Diretor-Tesoureiro.
Outro detalhe do Decreto: Estipulava o horário do serviço da Guarda, iniciando às 22hs, prolongando-se até às 5,00hs da manhã. Aguarda tinha um Regimento Interno aprovado pelo prefeito municipal.O Decreto não determinava o salário dos componentes da Guarda.
Não tenho palavras para expressar a importância deste documento e da preservação que vem sendo realizada através do blog. O Dr. João de Patrício está de parabéns, por reviver fatos tão importantes da nossa história.
ResponderExcluirAtt.
Rau Ferreira
Blog HE