segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Gestão Arlino Delgado - Década de 50/60


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto do Prefeito Arlindo Delgado (Gestão 1959-1962)

Esta é mais uma foto histórica do nosso município. Esperança elegeu o mais jovem prefeito da cidade, no final da década de 50. Era um jovem advogado, de família tradicional desta terra - a Família Delgado. Naqueles ídos anos, acabara de receber o Diploma de Advogado, formado na antiga faculdade de Direito de João Pessoa. Esperança lhe ofereceu a oportunidade de gerir os destinos administrativo-políticos do municipio. Era o início de uma arrancada para a modernização administrativa.

Entre as obras mais importantes do seu governo foi a construção do Mercado Público, que recebeu o seu nome. Na época, era uma obra de vulto, satisfazendo os anseios da população. Foi uma iniciativa arrojada. Empreendeu esforços para contrair um empréstimo junto a Caixa Economica Federal, com o fim de concluir tão importante obra, dentro de sua gestão.

Contraiu outro empréstimo para comprar o motor de energia elétrica da cidade de Areial, dando um posso decisivo para que aquela comunidade tivesse oportunidade de se desenvolver e sair da escuridão. Areial, naquele período, pertencia ao muncípio de Esperança. Ainda em outro ato administrativo de sua gestão, desapropriou um terreno para que o Estado pudesse construir o primeiro grupo escolar daquela cidade.

Demonstrando interesse no desenvolvimento e no crescimento físico de Areial, abriu uma avenidade, cuja denominação rececebeu o nome de Padre João Honório de Melo.

Foi o primeiro prefeito a criar a estrutura organizacional da prefeitura, criando, não apenas cargos, mas, fazendo a estrutura administrtiva e burocrática da Prefeitura. Dentro dessa estrutura organizada, criou o décimo terceiro salário para os funcionários, o adicional de tempo de serviço, o salário família e instituiu a organização do ensino público municipal. Ainda denominou, definitivamente, as ruas principais da cidade. As ruas principais e as mais antigas que hoje conhecemos foram denominadas na sua gestão. Dentro do espaço de tempo de sua administração, comprou o prédio do antigo Esperança Clube, para que fosse instalada naquele local a Câmara Municipal.

Logo no inicio de sua gestão, construiu a Praça Sebastião Duarte, antiga Praça da Bandeira, onde hoje está instalado o Pelotão da Polícia Militar,atualmente, Praça José Pessoa. Criou a Biblioteca Pública Municipal à qual deu o nome de Biblioteca Dr. Silvino Olavo da Costa, funcionando no antigo prédio da Prefeitura, no centro da cidade. Foi o primeiro advogado, filho da terra, a ser eleito prefeito de Esperança.

Terminado o seu mandato, foi morar na Capital do Estado, onde passou a exercer a advocacia, sendo um advogado brilhante. Ocupou o cargo de Sub-Secretário da Educação do Estado, foi Procurador do Estado, Presidente da OAB-PB (Ordem dos Advogados do Brasil), gozando de grande conceito social em João Pessoa, chegando a ser o Governador do Rotary Clube Internacional, Distrito 4.500. Faleceu na Capital, deixando esposa e filhos, entre êles, um é magistrado da Justiça do Tabalho.

Um comentário:

  1. A sua administração foi jovem e desafiadora, tanto quanto o foi o nobre causídico que chegou à Presidência da OAB-PB. Arlindo Delgado, um nome a ser lembrado em toda a Parahyba.
    Parabéns Dr. João de Patricio, por relembrar mais este fato histórico de nossa cidade.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir