terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Uma das Maiores Solenidades da História de Esperança -
A Inauguração do Estadio José Ramalho da Costa - 26.01.56
64 Anos se Passaram.












                                          Um dos maiores eventos sociais e esportivos da história de Esperança, na década de 50, mais precisamente, há 64 anos, fato esse ocorrido no dia 26 de janeiro de 1956, numa tarde ensolarada, que ensejava uma grande festa popular. Era a inauguração do Estádio José Ramalho da Costa, um acontecimento inesquecível para todos os esperancenses que presenciaram aquele fato, digno de inúmeras recordações.

                                          A cidade inteira ficou encantada com tão magnífica solenidade, de grande importância para o mundo esportivo paraibano. As cidades vizinhas, inclusive Campina Grande, superlotaram as ruas principais de Esperança, para assistir àquele momento histórico. O pequeno estádio ficou lotado.
                                            
                                     Na primeira foto, pela ordem decrescente, vemos as autoridades se deslocando para aquela praça de esporte futebolístico, em que destacam-se o prefeito da cidade, o Sr. Joaquim Virgolino da Silva, o padre Manoel Palmeira da Rocha, vereadores e comerciantes convidados.

                                     Na segunda foto, o governador do Estado, Pedro Moreno Gondim, secretários de Estado e o Juiz da comarca, Dr. Luiz Gomes Araujo. Vale salientar que nessa foto, menciono também, a presença do Secretário Estadual, Dr. Amaury Vasconcelos, renomado jurista paraibano e, posteriormente, professor da antiga Universidade Regional do Nordeste.

                                      A terceira imagem nos mostra o interior do Estádio lotado, com o América entrando em campo, sob os aplausos da sua torcida, sendo recepcionado pela banda de música da prefeitura municipal de Campina Grande.

                                          A quarta foto, nos mostra a entrega da faixa à Miss América, representada na pessoa da senhorita Loura Batista, uma das figuras representativas da sociedade esperancense. A quinta e sexta fotos nos dá uma idéia do quanto foi prestigiado aquele evento, contando com  presença do público esperancense e de cidades vizinhas, ainda, avistando-se a arquibancada lotada.

                                           Finalmente, a sétima foto, com a equipe do Treze Futebol Clube de Campina Grande que, na época já gozava de grande prestígio no cenário futebolístico do Nordeste Brasileiro. Aquele grande dia de festa culminou com a solenidade de entrega de uma taça ao Treze, no recinto do Esperança Clube, com a presença de autoridades e pessoas da sociedade. naquele momento, o presidente do América usava da palavra, fazendo a saudação à equipe do Treze. E, por fim, a festa dançante abrilhantada pela orquestra do Esperança Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário