sexta-feira, 11 de maio de 2018

O CHEIRO DA PANELA

Fatos e Fotos da Historia de Esperança
A Tradicional Panela de Barro


                                          Quando eu falo no cheiro da panela não significa que a panela é cheirosa ou era cheirosa, mas me refiro ao conteúdo da panela, a comida gostosa que nela cozinhava nas cozinhas simples das casas mais simples de Esperança. Todos sabiam que tipo de comida existia em cada casa, em cada panela no fogo. O fogão era de alvenaria. O fogo em brasa ardente, à base de lenha ou de carvão, fazia cozinhar a comida mais gostosa do mundo. O cheiro da panela denunciava o feijão com costela de boi, batatinha, jerimum, charque, quiabo e maxixe, tudo regado ao bom tempero, à base de coentro verde, cebola, pimentão e alho.

                                              Era assim que as donas de casa preparavam a panelada do almoço, que começava a borbulhar desde às 5,00hs da manhã. As ruas estreitas, as casas pequeninas contribuíam para que a vizinhança soubesse o que havia de bom para comer em determinada casa.

                                              Na minha infância, como na infância de dezenas de crianças de minha terra natal, ao correrem pelas calçadas e a brincarem com bola de meia, jogarem castanhas e bolas de gude, a correrem atrás das borboletas coloridas, na rua rua estreita de chão batido, de casas vizinhas, casas conjugadas de janela e porta, sentíamos o cheiro apetitoso das tradicionais panelas de barro.

                                                As panelas de cada casa eram todas iguais, pretas e velhas, queimadas pelo esfumaçar daquele fogaréu, algumas pequenas e outras maiores, dependendo da quantidade de pessoas que iam comer. A panela confeccionada artesanalmente era vendida na feira das panelas, lá no recanto do paredão do campo de futebol, como ainda hoje permanece.

                                                      Hoje,com a modernidade, o fogão a gás invadiu até todas as casas pequenas e pobres. Hoje, o cheiro da panela permanece, mas,sutilmente, deixando a desejar aquele tradicional cheiro da panela de barro, dando lugar à panela de pressão.

                                                       Nos dias de hoje, os restaurantes, para serem sofisticados e atraídos pela clientela, dão nome ao estabelecimento de "RESTAURANTE PANELA DE BARRO", outros, dão outra denominação: "RESTAURANTE PANELA DE OURO", e, até os menos afortunados frequentam aqueles lugares, na tentativa de comer o que sua mãe fazia, naquela saudosa época da infância que não volta nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário