Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto da Construção do Prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
(Foto cedida por Antonio Barbosa)
Foto da Multidão presente em Frente ao Sindicato no dia da Inauguração - 1973.
(Foto cedida por Antonio Barbosa)
No início da década de 60 (sessenta), o Brasil foi sacudido pelos grandes movimentos das "LIGAS CAMPONESAS", movimentos esses que abalaram a estrutura do governo federal, no sentido de que fosse instituída a reforma agrária. Esse movimento culminou com a derrubada do então presidente João Goulart. Essa fase do trabalhador brasileiro forçou a criação e instituição de sindicatos, com o intuito de organizar, principalmente, a classe trabalhadora rural, que carecia de assistência, de apôio e de solidificação profissional.
Em Esperança, não foi diferente. com o incentivo do Pe. Manoel Palmeira da Rocha, foi criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cuja entidade foi fundada em 19.04.63, tendo como seu primeiro presidente, o agricultor José Vieira da Silva.
Com a força dos agricultores, já que Esperança era um município essencialmente agrícola, conseguiu comprar um prédio antigo, junto da Igreja Matriz, onde funcionou o hotel de seu Zé Lino e, posteriormente, o "Hotel Brasil" de propriedade de Dona Jarmila.
Na primeira foto, acima, vemos aquele velho prédio sendo transformado na sede da entidade representativa da classe trabalhadora rural - O Sindicato dos Trabalhadores Rurais - com a força braçal de diversos agricultores que colaboraram com a aquela edificação.
Na segunda foto, a multidão de agricultores e comerciantes da nossa cidade fizeram presença no dia da inauguração daquela sede social, quando destacavam-se entre outros o comerciante Severino Grangeiro, pai do empresário Matias Grangeiro. Era o mês de dezembro de 1973.
Ilmo Sr. presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança Estado da Paraíba.
ResponderExcluirSr Presidente
V.s poderia me dar algumas orientações, se existe algum Cadastramento ou Recadastramento para medição de terras sendo realizados por esta entidade, Prefeitura ou alguma empresa particular em torno da cidade, periferia ou interior ? V.s pode me ajudar ou quem receber este? E-mail para contato é lecygraca@gmail.com
muito obrigado