terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Feira de Esperança em Três Épocas Diferentes.

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Feira Livre de Esperança na década de 60
 Feira Livre de Esperança - décadas 40/50


Tudo mudou em Esperança. Nada mais é como era antigamente. A feira da cidade, uma das mais tradicionais e movimentadas da região brejeira e das mais frequentadas por pessoas de outras cidades, atraídas pela qualidade da carne e variedade de frutas e legumes, fazem suas compras semanais, costumeiramente.

Na foto acima, a primeira, revemos o panorama da feira de Esperança, na década de 60. Pelo arrojo de pessoas acotovelando-se, nos dá a idéia do que era a feira do sábado. Três detalhes interessantes que visualizamos na primeira foto, que nos mostra o uso de balaios e cestos, e, as barracas cobertas com lona.  Na segunda foto, outro fato marcante: A feira era realizada na avenida Manoel Rodrigues, destacando-se a esquina da Prefeitura e na outra esquina, o antigo "sobrado" que pertencia a seu Genésio Cândido, onde tinha, em sua esquina, a "bomba de gazolina". Na esquina da Prefeitura, o ponto de parada de ônibus, o ponto de partida para Campina Grande. O único ônibus da cidade era de seu Neco de Jonas.

Na ultima foto, a mais atual, data do ano 2000, há 15 anos, a mudança da feira para a frente do campo do América, onde existe até os dias atuais. O detalhe da mudança é que as barracas são cobertas com lonas sintéticas, coloridas. Quem viveu essa época e que mora fora de Esperança, há bastante tempo, não imagina quanta mudança já houve em nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário