segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dona Adalgisa Sobreira - A Primeira Tesoureira da Prefeitura de Esperança



Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto de dona Adalgisa de Luna Sobreira - Primeira Tesoureira da Prefeitura de Esperança
Foto de Ronaldo de Luna Sobreira - Filho de dona Adalgisa de Luna Sobreira

Mãe e filho. Esperancenses que viveram em sua terra natal e tiveram que partir para outras plagas, com o fim de se realizarem profissionalmente ou adquirir estabilidade funcional em outras atividades.

A foto acima nos lembra a primeira tesoureira oficial da Prefeitura de Esperança, nomeada na gestão administrativa de Dr. Sebastião Vital Duarte, no início da década de 40. Dona Adalgisa era uma pessoa bastante conhecida durante o tempo em que viveu em Esperança. Criou a primeira escola de datilografia da cidade, formando inúmeras pessoas da nossa sociedade, quando, naquela época, quem não tivesse um diploma de datilografia não podia conseguir um emprego. O curso de datilografia, nas décadas de 40, 50 e 60 era tão importante quanto ter curso de informática, hoje. A escola tinha a seguinte razão social: "Escola de Datilografia Nossa Senhora do Bom Conselho" , talvez, por devoção à padroeira da cidade, Entre as suas alunas,segundo a narração de seu filho, figurava dona Maria Duarte, Bebé de Abraão, seu irmão, Reginaldo Barbosa, Elba Coelho e Maria Jarina,

Dona Aldagisa era casada com o filho do então Prefeito Dr. Sebastião Vital Duarte, o sr. José Vital Duarte, comerciante há muitos anos em Esperança, na época em que meu pai também era comerciante. Eram contemporâneos.

A segunda foto acima é o seu filho Ronaldo de Luna Sobreira, meu contemporâneo de momentos maravilhosos de nossa juventude, na década de 60. Era a época de ouro de nossas vidas, em Esperança. Naldo, como chamávamos intimamente, como tantas outras pessoas de nossa cidade, teve que acompanhar sua mãe, depois de mais de 35 anos como servidora no nossa município. Naldo está na melhor idade, como eu, aposentado, vivendo os bons momentos de sua vida junto aos seus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário