terça-feira, 12 de março de 2013

Capitão Morais, Um Delegado que Veio para Ficar.


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança


Foto do Capitão Morais - Presença Marcante nas Solenidades Cívicas de Esperança

                 Não houve, na historia de Esperança, uma figura humana mais marcante e presencial em todos os momentos da vida social do que o Capitão Morais (Severino Cordeiro de Morais). Cidadão esse chegado a Esperança no início da década de 60, para servir como delegado de policia.

                 Chegou a esta terra com as fitas de sargento, por isso, ficou popularmente conhecido como "Sargento Morais". Radicou-se em nosso municipio, familiarizou-se e integrou-se à sociedade esperancense, a ponto de casar e constituir família. Por vários anos, continuou exercendo o cargo de delegado. Fôra transferido algumas vezes para servir em outras cidades da Paraiba, porém, mesmo assim, sempre marcava presença, nesta cidade em que escolheu para fixar-se como um cidadão nato que amava a sua terra.

               Foi promovido a tenente, ficou conhecido durante bastante tempo, como "Tenente Morais". E, por ultimo, foi promovido a Capitão. Capitão Morais terminou seus dias em Esperança, como delegado de Polícia. Tinha prazer em ser delegado de Esperança.

               Na foto acima, ao lado das demais autoridades, no palanque armado em frente ao cinema São Francisco, prestigiava o desfile do dia sete de setembro, no início da década de 70. Hoje, em homenagem ao cidadão, ao delegado desaparecido tragicamente, foi homenageado com a denominação de uma das ruas da cidade: Rua Capitão Severino Cordeiro de Morais.

                 

2 comentários:

  1. Meu nome Allana, sou filha do Afilhado do Capitão Moraes, meu pai me pediu para procurar sobre a família e acabamos encontrando esse dedicatória, e meu pai gostaria de homenagear de alguma forma e dizer que sente saudades dele e da família, se alguém da família ver se puder fazer contato. ( AFILHADO ) Sebastião Caetano da Silva - ( Mãe ) Antônia Moura .. Procuramos por seu filho Jonathas

    ResponderExcluir
  2. Sou de Sumé sou primo do capitão Severino de moras por parte de minha mãe Maria José da Silva ela é de piedade pe onde veio morar em Sumé quando o capitão veio trabalhar em Sumé nos anos setenta e se encontraram e relembraram os tempos da infância era homem muito bom e de respeito

    ResponderExcluir