domingo, 2 de dezembro de 2012

O Rochedo da Capelinha - A Capelinha que Testemunha Tudo.


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 O Rochedo da Capelinha e Uma Visão da Cidade
A Capelinha e o Seu Rochedo Monumental


                            A historia de Esperança vista de cima de um rochedo, o rochedo que conta a sua história, a testemunha viva, silente, atravessando tempo.
 
                            O Rochedo da Capelinha presenciou e presencia ainda todas as mudanças da cidade. A única testemunha presencial de todos os fatos acontecidos em nossa cidade. Fatos tristes e saudosos, acontecimentos alegres, festivos, públicos vividos por toda a população esperencense.

                            Nascemos nesta terra olhando para esse monumento, sem nenhum diálogo, enquando que, o monumento nos testemunha tudo, do nosso berço à nossa maturidade, do nascimento à nossa despedida para a eternidade.

                            Com raras excessões, ouvimos alguém contar fatos, passagens de sua vida, travessuras da infância, aventuras de quando jovem, na busca de saciar desejos, inspirações e encontros. Encontros, até, com a natureza, na solidão de si mesmo, misturada com a solidão do rochedo. E continua varando o tempo. O tempo que não para, enquanto paramos diante dele.

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    O histórico rochedo que abrigou os índios Banabuyés, que viu nascer a fazenda de igual nome e que foi em tempos outros a propriedade de Zé Luiz - pai de Irineu Jóffily - onde este costumava vir passar as férias. Naquela 'Beleza dos Campos', no cume da ladeira, foi celebrada a primeira missa e construídas as primeiras casas. Não havia outro lugar mais propício, devido as proximidades do manancial que se ousou chamar de 'Araçá'.
    E a Capelinha - a menor do mundo - fruto de uma promessa cuja graça afastou dessas terras a famigerada 'Colera morbus'; e que recebeu, em 1925, o Presidente João Suassuna e sua comitiva.
    São 87 anos de história e de muita coisa para contar, fatos que vem sendo narrados neste blog com muita propriedade, para o privilégio dos nossos jovens.
    Parabéns!

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir