Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Decreto de Doação do Terreno ao Estado para a Construção do Grupo Escolar Irineu Jofilly
(Decreto nº 6, de 12 de junho de 1931)
Foto Antiga do Grupo Escolar Irineu Jofilly -Década de 30
Se fizermos uma pesquisa mais acurada sobre a história dos prédios públicos de Esperança, iremos constatar que os seus terrenos foram doados pela prefeitura, através de processo de desapropriação por utilidade pública.
Apesar de ser o mais antigo prédio público estadual existente em Esperança, o municipio de Esperança teve que desapropriar e doar o terreno em que é edificada aquela escola estadual que, por sinal, é a primeira escola estadual instalada em nossa cidade, na década de 30. Pelo Decreto acima, o terreno mede 60x100 (sessenta metros de largura e 100 metros de comprimento, de ambos os lados, adquirido de um cidadão chamado João Coelho de Lemos, cujo terreno é localizado no centro da cidade, mais precisamente na rua Professor Juviniano Sobreira.
A mencionada Escola Estadual é totalmente reformada, de ensino fundamental e médio, tendo à sua frente, a Praça Dorvigal Belarmino da Costa, sem ter mais o paredão que a cercava, isolando-a totalmente, como era o antigo projeto.
QUERIDO JOÃO DE PATRÍCIO
ResponderExcluirComo foi bom vê-lo por essa mídia.
Parabéns por resgatar a memória de Esperança.
JOAO CLEIDO ATAIDE MONTEIRO
jocleido@uai.com.br
Caro Cleido, quanto tempo! Alegro-me também por encontrá-lo inesperadamente. Estou fazendo o resgate de fatos da nossa historia, salvaguardando a memoria de Esperança e dos vultos que por aqui passaram. Agradeço a participação neste bloguer.
Excluir