terça-feira, 12 de abril de 2016

A Máquina de Escrever dos Meus Sonhos

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

 A Minha Máquina de Escrever - Anos 70

Máquina de Escrever Olivetti Portátil - (Made in México)

Na início da década de 70 a fábrica Olivetti lançou a máquina de escrever portátil, cor verde acompanhada do estojo de proteção em baquelite. Foi a máquina dos meus sonhos. Era estudante dos que gostavam de escrever. O meu ideal era comprar uma máquina para escrever as redações do meu dia a dia.

Passei no vestibular em janeiro de 1970, quando só existia em Campina Grande a antiga Fundação Universidade Regional do Nordeste, uma idealização do campinense Edvaldo do Ó. Fui estudar direito naquela universidade, universidade essa que mais tarde seria a Universidade Estadual da Paraíba.

Pois bem, consegui comprar a máquina de escrever que iria me acompanhar por toda a vinha vida estudantil universitária, que me serviu de instrumento para preparar as aulas e provas do Colégio Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho, na condição de professor de Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política Brasileira).

A máquina dos meus sonhos me companhou ativamente em todos os dias da minha vida profissional, inclusive como advogado. Nela, elaborei centenas de petições, as mais diversas, inclusive, recursos para o TJPB, Nela escreví dezenas de cartas, quando ainda era praxe escrever cartas para alguém. Escreví dezenas de mensagens natalinas, até cartas de amor, quando algum amigo não sabia como se expressar para pedir a mão em casamento ou por fim ao namoro.

Hoje, ela me acompanha apenas como testemunha instrumental do meu passado estudantil e profissional. Conservo-a carinhosamente. como um bem precioso e histórico.